Tuesday, September 6, 2011

NAVE(nglish) na mídia!!


COMEÇA A 2ª EDIÇÃO DO PROJETO JOVENS TURISTAS

 02/09/2011 - 22:00h - Atualizado em 05/09/2011 - 08:38h
 » Alícia Barroso
Programa dá a alunos da rede a oportunidade de realizar passeios turísticos e culturais pelo Rio








Fotos: Marcia Costa

A partir desta sexta-feira (02/09), 378 alunos da rede estadual de ensino terão a oportunidade de participar da 2ª edição do projeto Jovens Turistas.

O programa, promovido pela Secretaria de Estado de Educação (Seeduc), contemplará estudantes do Ensino Médio das escolas com maior participação e melhor desempenho nas três edições do Saerjinho 2011, exame bimestral que monitora a qualidade do ensino na rede pública do estado.

Da primeira etapa desta edição, participam os alunos do Colégio Estadual José Leite Lopes – NAVE, da Tijuca, que durante três dias terão a oportunidade de conhecer pontos turísticos e centros históricos e culturais do Rio de Janeiro. Outras oito escolas participarão do projeto - cinco delas já confirmadas.

Nesta sexta-feira (02/09), os alunos deixaram a escola e foram assistir ao musical “Um Violinista no Telhado”, no Teatro Oi Casa Grande. A abertura oficial se deu no Hotel Scorial, onde os alunos ficarão hospedados durante todo o final de semana, e contou com a presença do subsecretário de Gestão do Ensino, Antonio Vieira Neto.

- A ideia do projeto é fazer os jovens olharem o mundo de uma forma diferente de como eles olham hoje em dia – destacou o subsecretário.

Para a professora de inglês, Michelle Freire, que acompanhará os alunos durante todo o final de semana, essa experiência ajudará a complementar o que eles aprendem em sala de aula:

- Como os alunos do NAVE estudam em tempo integral, essa vivência fora da escola é excepcional. E ficamos surpresos quando os alunos escolheram os locais que queriam visitar, pois muitos optaram por museus e teatros, e não só por pontos turísticos.

Foi o caso de Rebeca Cavalcante, da 2ª série do Ensino Médio, que nunca tinha ido ao teatro:
- Gostei muito da peça que vimos hoje e estou muito animada com as atividades culturais que teremos - revelou.

Já outros alunos estavam ansiosos para conhecer pontos turísticos da cidade que ainda não tinham tido a oportunidade de visitar, como Leonardo Felipe dos Santos, da 1ª série:

- O Rio tem muitos lugares que ainda não fui, como o Pão de Açúcar e o Corcovado. Além disso, vai ser uma oportunidade de interagir com os amigos e trocar experiências com os que conheceram locais diferentes - disse.

Além do Pão de Açúcar e do Corcovado, está previsto que os alunos visitem o Jardim Botânico, a Lapa, a Vista Chinesa, o Museu de Arte Moderna (MAM), entre outros locais.

O próximo Saerjinho será realizado no dia 21 de setembro e representará a última oportunidade para os alunos concorrerem ao Jovens Turistas. Os encontros das três escolas premiadas na próxima avaliação terão início em 28 de outubro.

Escolas vencedoras do 1º Saerjinho:

02-04/setembro - CE José Leite Lopes (Rio de Janeiro)
09-11 setembro - CE José Cardoso de Moraes (São Sebastião do Alto)
16-18 setembro - CE Waldomiro Pitta (Cambuci)

Escolas vencedoras do 2º Saerjinho07-09 outubro - Ciep 280 Prof. Vasco Fernandes da Silva Porto (Carmo)
14-16 outubro - CE Barão de Santa Maria Madalena (Santa Maria Madalena)
21-23 outubro - CE Luiz Ferraz: (Itaperuna)


FONTE: SEEDUC

TEM MAIS AQUI no Jornal O DIA!!

23 comments:

! VITIN ! said...

Uma ótima iniciativa do governo do estado e claro os meus parabéns, para todos os alunos que ajudaram as suas escolas para tal graduação.Espero esta na próxima, já estou estudando!
Boa sorte à todos.

Maillon Anthony said...

Bem, esse projeto é uma boa iniciativa do governo para poder incentivar os alunos a estudar e fazer a prova com mais vontade, pois assim vão ter interesse de passar um final de semana no hotel e passear pela nossa cidade...
Gostei de ter ido e espero ir de novo na próxima edição!

Maillon Anthony - Turma: 1001

Ana Mattos said...

Um grande incentivo aos alunos da rede publica. Pena que com minha pontuação não pude ir xD


Ana Mattos - 1004

MB said...

Ual,
Eu me surpriendi com o Governo do Estado do Rio de Janeiro. Não esperava a iniciativa, mas não estou satisfeita, claro que não.
Acredito que seja uma ótima, maravilhosa forma de incentivar alunos e professores a se dedicarem às suas profissões.
Eu mesma já estou me preparando muito mais para o próximo.

Atividades e iniciativas como esta, ajudarão o estado em relação a educação. Alunos e professores trabalharão com muito mais empenho. Talvez o saerjinho pudesse de estender a outras matérias, que não apenas matemática e português.

Mariana Barbalho - 1003

MB said...

Achei que a iniciativa do Estado foi muito boa em oferecer um agrado aos alunos e aos professores pelos resultados do Saerjinho, e que o enteresse pela prova vai ser melhor.
Espero que a dedicação dos alunos seja maior, pois é muito bom você dizer que sua escola ganhou um pêmio pelas notas dos alunos.

Matheus Henrique - Turma: 1001

Flavio Torres said...

Ótima iniciativa do estado, pois assim incentiva os alunos a tentarem
tirar uma maior pontuação nas provas.
Nessa última que teve eu não pude ir,espero que na próxima, talvez eu consiga.

Flávio Torres - 1004

Blog said...

Eu queria muito ter ido,é uma ótima inicitiva do governo premiar os alunos que tanto se esforçam,por um estudo melhor.Parabéns!!!


Adonay Ferreira

Mylena Sobral said...

Acho uma ótima forma de incentivar aqueles que fazem a prova de qualquer jeito.
Simplesmente um prêmio para o que o aluno tem obrigação de fazer, tirar nota boa.

Júlia Costa said...

Foi uma grande iniciativa do governo. Realmente me surpreendi. Com esse prêmio os alunos sentem-se muito mais incentivados a se esforçarem mais em relação aos estudos. Não sendo um prêmio qualquer como uma palestra de matemática ;x, mas algo que realmente interesse a todos, pois cada aluno pode escolher o seu roteiro de passeio. Realmente gostei muito! Espero estar no próximo ou em algum D: HAUSHUAH

Júlia Gabriele - 1004

Mundo Real said...
This comment has been removed by the author.
Mundo Real said...

Foi uma grande ideia do governo,pois com esse prêmio, os alunos levam mais a sério o saerjinho, deixando de fazer por fazer,mas fazendo para obter uma boa pontoação. Sem dúvidas,agora a dedicação dos alunos será melhor.
Tâmara Carvalho - 1003

Joao Paulo Maciel said...

Me esforcei bastante no saerjinho, vamos ver se eu consigo nota suficiente.
Eu achei muito legal a iniciativa, pois a maioria dos alunos fazem o saerjinho de qualquer jeito e só fazem com vontade o SAERJ.

Gabriel said...

Esse projeto é um bom incentivo por parte do governo para que os alunos façam uma boa prova do SAERJ, já que mesmo alguns professores dando nota em cima da pontuação da provinha, o pessoal continua ignorando-a.

Gabriel Smith - 1004

Caroline said...

Achei muito interessante essa iniciativa, mais ainda por ser uma premiada com esse fim de semana e confesso que esperava muito pouco. Foi tudo uma enorme surpresa, do teatro até o final. Conheci pessoas e vi que valeu a pena fazer o Saerjinho com mais um pouco de atenção. rss
Quero mais premiações desse tipo!

Caroline Carneiro - 1002

Andrew said...

Um bom incentivo do governo para estimular os alunos a fazerem a prova do Saerjinho de forma séria. Espero poder ir na próxima edição.
Andrew de Souza - 1002

JuhLisboa said...

Pô, achei que o passeio foi muito bom. Foi uma experiencia incrivel, espero que o colégio consiga consquistar esse prêmio novamente.

Marcus Rocha - 1004

Thyago Taian said...

Creio que o Governo do Estado do Rio de Janeiro deixa a desejar em diversos setores da educação pública, no entanto confesso que me surpreendi de forma positiva com esta iniciativa de se premiar as melhores escolas e os melhores alunos do saerjinho. Acho que iniciativas como essa só estimulam cada vez mais o interesse e a motivação dos alunos em realizar à prova. Fui um dos contemplados com a viagem e fiquei muito satisfeito com o passeio.

Thyago Taian - 1003

Maria Cristina said...

Caraca!Por que eu não fui?! rs

Acho bem legal, a ideia é legal, incetivar os alunos a estudarem. Acho que quando estudamos com um certo incetivo assim nos esforçamos mais. Espero nesse bimestre ganhar o passeio também! ;D

Maria Cristina _ 1001

Kevin said...

Legal né essa iniciativa do estado (ainda mais para quem esteve lá, ;)
rs). Apoio esse projeto, pois é mais um incentivo para os alunos
desinteressados nos estudos.

# Thiago Guimarães . said...

' Thiago Guimarães - 1001

Acho que o projeto Jovens Turistas venho à calhar como um grande incentivo para a melhoria do desempenho dos alunos. Mas, muito além do apoio aos estudantes, vejo no projeto uma grande sacada de marketing e estratégia do governo, afinal, com um incentivo desse porte os alunos tendem a melhorar suas notas, elevando assim as estatísticas da educação pública estadual, sem contar que assim, ainda promovem uma suave ação de mershandisign do governo.

Cezar William said...
This comment has been removed by the author.
Cezar William said...

Cezar William 1004
Gostei bastante do objetivo projeto Jovens Turistas pois incentiva os alunos da rede estadual a estudar mais e elevar o nivel de ensino, e ainda ganham um fim de semana em pontos turísticos da nossa cidade.

Clarick said...

Achei ótima a ideia de dar essa parabenização aos alunos que se saíram bem no Saerjinho, eu adorei ter ido, me diverti muito com os professores e conheci pessoas que eu nunca tinha visto na escola - Oo - e acho que esse tipo de "presente" só faz com que a vontade do aluno de estudar e se dedicar aumenta, por que é muito comum você ouvir da boca de adolescentes "Ahh, não tenho objetivo nenhum." , "Não sei o que quero fazer.." , "Não gosto de estudar..". Acho que participar dos Jovens Turistas se torna um objetivo a ser alcançado e isso é muito bom. =D