Tuesday, June 8, 2010

Por que você ama quem você ama?


Ninguém ama outra pessoa pelas qualidades que ela tem, caso contrário os honestos, simpáticos e não-fumantes teriam uma fila de pretendentes batendo à porta.

O amor não é chegado a fazer contas, não obedece a razão. O verdadeiro amor acontece por empatia, por magnetismo.

Ninguém ama outra pessoa porque ela é educada, veste-se bem e é fã do Caetano. Isso são só referenciais. Ama-se pelo cheiro, pelo mistério, pela paz que o outro lhe dá, ou pelo tormento que provoca. Ama-se pelo tom de voz, pela maneira que os olhos piscam, pela fragilidade que se revela quando menos se espera.

Então que ela tem um jeito de sorrir que o deixa imobilizado, o beijo dela é mais viciante do que LSD, você adora brigar com ela e ela adora implicar com você. Isso tem nome.

Você ama aquele cafajeste. Ele diz que vai e não liga, ele veste o primeiro trapo que encontra no armário. Ele não tem a maior vocação para príncipe encantado, e ainda assim você não consegue despachá-lo. Quando a mão dele toca na sua nuca, você derrete feito manteiga. Ele toca gaita de boca, adora animais e escreve poemas. Por que você ama este cara? Não pergunte para mim.

Você é inteligente. Lê livros, revistas, jornais. Gosta dos filmes dos irmãos Coen e do Robert Altman, mas sabe que uma boa comédia romântica também tem o seu valor. É bonita. Seu cabelo nasceu para ser sacudido num comercial de xampu e seu corpo tem todas as curvas no lugar (ou quase). Independente, emprego fixo, bom saldo no banco. Gosta de viajar, de música, tem loucura por computador e seu fettucine ao pesto é imbatível. Você tem bom humor, não pega no pé de ninguém. Com um currículo desse, criatura, por que diabo está sem um amor?

Ah, o amor, essa raposa. Quem dera o amor não fosse um sentimento, mas uma equação matemática: eu linda + você inteligente = dois apaixonados. Não funciona assim. Amar não requer conhecimento prévio nem consulta ao SPC. Ama-se justamente pelo que o Amor tem de indefinível. Honestos existem aos milhares, generosos tem às pencas, bons motoristas e bons pais de família, tá assim, ó!

Mas ninguém consegue ser do jeito do amor da sua vida!

MARTHA MEDEIROS

*Martha Medeiros é uma jornalista e escritora brasileira. É colunista do jornal Zero Hora de Porto Alegre, e de O Globo, do Rio de Janeiro.

Para ler mais crônicas clique aqui.

66 comments:

Su Moura said...
This comment has been removed by the author.
Anonymous said...

Adorei o texto!
E num é que é verdade tudo isso? rs


Suzane Moura - T. 2001

Anonymous said...

Nossa, esse texto traduz o sentimento de muitas adolescentes por aí!
O mais engraçado, é que você só descobre que se encaixa nesse caso quando você se decepciona com a pessoa. Até então, tudo são flores.

Amanda Medeiros - 2003

Marco Antonio Barcelos said...

É, sem muito o que falar sobre o texto se não a mais pura verdade... Sabe-se lá o que nos faz gostar de alguem, apenas esperamos que seja alguem que seja a melhor nós!!!

Marco Antonio 2004

Unknown said...

Really love is a strange thing!
Each has its specific reason to love and the more you fight with that person, you always want her well.

Very interesting text! : D

Vinícius Teixeira 1003

Patricia said...

que texto lindo *----* adorei e concordo com toda a parte do cafajeste,haha

Unknown said...

Realmente, tudo verdade!
porque vc ama e quem vc ama são sempre mistérios que chegam na hora que vc menos espera. rsrs
e vamos combinar que no final das contas, uma equação matemática facilitaria muita coisa. :P
Taynara Lougon, turma:2004

Anonymous said...

EU TAMBÉM ADOREI O TEXTO. aproveitando a semana dos namorados é até legal ler esse tipos de textos que nos fazem reletir sobre quem nos amamos. Porque é verdade não escolhemos quem iremos amar, isso simplesmente acontece. ♥

nome: Viliani Felipe T : 2004

Lúcia Lemos said...

Essa é a mensagem mais bonita que eu já li de dia dos namorados :-D! Muito linda e sensível(e só falou verdades u.ú). Boa postagem para o dia dos namorados!
Pena q tou solteira XD

Lúcia Lemos 1004

Caroba said...

Gostei muito do texto.
Também sempre achei que você assim o amor, o bom com o bom e o mal com o mal. Mais é tudo diferente, e é assim que é bom(rsrs).

Jonathan Caroba 1002

Paula Herbella - 1004 said...

Essa texto é muito lindo , gostei muito mesmo! Tenho um namorado , e as vezes me pergunto porque o amo tanto .Só sei que mesmo não achando razão para o amor eu continuo amando meu namorado *-*

Caryne Rossler said...

Esse texto é exatamente a mais pura realidade, rs
adorei *-*

Diogo Pontes 1004 said...

Mensagem tocante ! Essa é uma boa pro próximo dia dos namorados! Não apague por favor irá me ajuda futuramente!

Anonymous said...

Texto bem interessante e transmiti os sentimentos do amor como ele realmente é...

Nome: Alexander do Couto
T: 1002

Kennede Jr. said...

Texto muito interessante de se analisar. Eu sou super diferente da minha namorada, adoro sair, curtir com os amigos, praia e mais um monte de maluquices de mulek, já ela e super caseira, mas num é q eu amo a danada. Vê se pode???
Mais um otimo post. Professora
Kennede Jr. T: 1003

Bianca Ribeiro said...

Muito sincero o texto. Eu e o Kaique somos completamente diferentes. Brigamos toda hora, mas nos amamos demais. "...ninguém consegue ser do jeito do amor da sua vida." ^^

Realmente não conseguimos...

Mesmo assim nós amamos...

Bianca Ribeiro 1003

Anonymous said...

*-*
Text very cool, it conveys a great message and still talking things exactly as they are. I agree very much with the text and i identify with it.
João Gabriel da Costa
T: 1003

Antonio Wagner ♠ said...

Caramba! Seria bem mais fácil se o amor fosse uma fórmula matemática!
Sinistro é quando ele ataca. Geralmente é a última pessoa que pela lógica nós ficaríamos. É assim, acontece mesmo!

Antonio - Turma 2002

Unknown said...

very interesting that text ....
shake with my inner ...
nothing can stop love teacher ....

Wingless said...

O texto é fantástico. ADOREI a música, a tradução é linda.
Loving you darling, makes me so confused *-*

Vanessa Paiva - 1004

Karina Lopes - 2002 said...

Gostei muito desse texto fala de uma forma casual é muito legal de se ler pois muitas vezes nós nos vemos no texto

Iamara Gonçalves said...

Esse texto é muito lindo, e melhor conta a exata realidade do que aocntece com a gente. UIAHEAUIHEUIAUIEHAI
Vou ficar lendo as outras crônicas, todas parece ser tão legais. x:

Iamara Gonçalves, 1001

Anonymous said...

Boa postagem pra dia dos namorados, rly. O texto fala muitas verdades, tem muitas partes ali que eu me identifico totalmente *-*

O tenso é que tem pessoas que não acreditam muito no amor, eu conheço várias pessoas que tentam ser lógicos no amor, mas pra mim, amar não tem nada a ver com lógica, é uma loucura, mas é uma loucura muito boa ! ;D

Bryan Gonçalves, 2002

Iamara & Winny said...
This comment has been removed by the author.
Mariani Macedo said...

aaah , eu amei esse texto *-*
é tão profundo, mas não é bobo, nem meloso.
Queria tanto encontrar o amor da minha vida :\
bjs ;*
Mariani Macedo
Turma: 1001

Anonymous said...

Poxa... eu tenho certeza que comentei nessa postagem, cadê meu post?!

Ok, I'll comment again... :/

It is a text that express much that almost nobody ever understand. Love dont is to be labelled, we do not choose who to love.

Mariana Rega turma: 2001

Babi Corrêa said...

oooooooooooowwwn *-*
VAI PRO MEU ORKUT, ahauhuhshuashuas !

Unknown said...

É um texto para se refletir, pois o amor é estranho mesmo.
Acontece quando você nem se quer espera e vai... deixando uma marca profunda, mas nada como o tempo para ajudar!
O amor é difícil, mas é emocionante e inspirador!

Rodrigo Rocha - 1002

Anonymous said...

Professora, que bom que isso é verdade senão, o que seria de mim?
Descobri agora que é por isso que minha namorada gosta tanto da minha pessoa errante! Espero, apesar de tudo isso, estar mais perto do perfeito (ou pelo menos, do que é certo!) e menos do que é errado!
Abç,
Paulo Vítor
1001

Unknown said...

isso tudo é verdade, mas eu amo atée os defeitos do meu bê *-*

incrivel ne? rsrs'

Rebeca 1001

Unknown said...

OWN !
É verdade,eu até hoje não sei o porquê que eu amo tanto o meu Mateus (L)
Mas eu o amo,e é isso o que importa.
Valentine's Day rules !

Winny said...

Eu adorei esse texo. É fácil indentificar-se com ele porque é a nossa realidade.

Winny R. Cardoso - 1001

Lucas Souza said...

Por que você ama quem você ama?
Porque e bom ser amado.
esse texto relada a nossa realidade, adorei a post.


lucas souza T: 1001

Artur Cavalcante said...

Professora otimo texto, muito bem elabora.
e verdade, nao existe uma pessoa perfeita, mas o importante e que ela seja perfeita pra vc !


Artur
1004

Anonymous said...

quando a teacher nos mostrou isso na aula , senti que foi feito pra miim ... mas , são coisas ... texto perfect !
* amor é pra sentir, não pra entender ...


caciane 1004

Anonymous said...

quando a teacher nos mostrou isso na aula , senti que foi feito pra miim ... mas , são coisas ... texto perfect !
* amor é pra sentir, não pra entender ...


caciane 1004

Anonymous said...

quando a teacher nos mostrou isso na aula , senti que foi feito pra miim ... mas , são coisas ... texto perfect !
* amor é pra sentir, não pra entender ...


caciane 1004

Anonymous said...

Amei esse texto ....
Muito bom por que mostra como é a realidade do o que é o amor hj em dia ...

XOXO RAQUEL cOUTINHO 1001

Anonymous said...

Nossa, esse texto nos faz refletir. E é tudo verdade ! A gente não escolhe quem ama né ? E não existe ngm perfeito mas quem está apaixonado acha o seu parceiro perfeito (:
É lindo o amor *O*

Amanda Cosendey - 1002

Kyanna Musa said...

Esse texto é uma verdade. Eu e meu namorado temos muitas coisas em comum, mas temos muitas que são diferentes. Ele apareceu na minha vida no momento em que eu menos esperava, ele é a pessoa que até hoje me faz feliz eu aposto muito no nosso relacionamento. Apessar da distância! O amor é mesmo uma caisa inesplicável.

Anonymous said...

Aiiiii, eu adorei esse texto, principalmente o final : "Ama-se justamente pelo que o Amor tem de indefinível."
Muiiito lindo professora, vc podia postar mais textos como esse !!

Gabriela Bueno T:1004

Anonymous said...

Ah lindo o texto! E o pior é que é a mais pura verdade. Hhauhau' Muito bom!
Júlia Cezar nº17 T:2002

Equipe NovaEra said...

É tudo verdade, mas o amor também é um passo para a dor, quando o amor é verdadeiro e se é rejeitado, traído, acaba se transformando em dor. Também é um passo para felicidade, quando correspondido só haverá lugar para felicidade. Quando escondemos nossos sentimentos, nunca seremos realmente felizes. O amor é algo que não pode ser explicado com meras palavras, somente pode ser sentido.

Alan Rocha Garçone
Turma: 1002

Tandy said...

Não sei se é o destino ou coisa de universo, mas essas coisas que nos deparamos pelos blogs que encontramos na internet [por mais que seja da aula de Ingles] eles conscegueem se encaixar perfeitamente nos nossos acontecimentos recentes ou até alguns antigos [pelo menos pra mim]. Vo até saber mais sobre essa Martha Madeiros, ela tem cara de ser muita boa colunista '-'

ps.: Vo mandar isso pra alguem HOHO
"seráquesetocará?UAHS"

LUCAS MATHIAS said...

Prof, parabens mesmo muito legal esse texto, conta com todas as verdades do amor.
Gostei muito mesmo.
A maior verdade e esse que o amor não pode ser explicado, apenas sentido.

Lucas Mathias
1003

Anonymous said...

Martha Medeiros.
Ela escreve muito bem, ja sou fã dela a bastante tempo.!
|E esse texto, fala verdades! |


Juliane Veloso
T:2002

caroll said...

very beutiful this text!

Really, the love never is of way dreamed, but is ever welcome. This text descarted the list of perfect men.

liked!!!


Carolline Marinho 2003

Anonymous said...

Own, loved teacher. *-*

surely this translate the young love.

very pretty s2


Janine Barbosa 2003

Anonymous said...

que texto maravilhoso. Depois dessa, nao existem mais palavra alguma que TENTE descrever o que é o amor!
to apaixonada por esse texto, Martha Medeiros é realmente uma otima escritora, não é o primeiro texto que eu leio dela!

Taiana Medeiros
1002

Jhessye said...

Eu não sei !
Eu acho que é o que sente!
Jhessye May Da Silva Mendonça
1002

Anonymous said...

Concordo com cada frase desse texto.
A autora foi bem sincera e bem objetiva definindo o que é o amor.
Me amarrei.

por: Lucas Amorim

Caroline Lira said...

Lindo, lindo, lindo. Quase chorei, esse texto é perfeitamente correto.

Caroline Lira - 2004

Diego Ribeiro said...

Eu achei beem legal, por qe isso ée verdadeiro ee tal'z! mais eu tenhu outro ditado que se encacha perfeitamente a mim!

Para toda panela existe uma tampa, acabei de descobrir que sou uma frigideira! =D~

Bý: Diiego Ribeiro T:1001

Laiana Jager - 1003 said...

Nossa esse texto e muito Bom !!
você começa a ler e não da nada por ele mais cada palavra exposta por ele e verdade!sem contar que ela conseguiu perfeitamente descrever o amor! tente descreve-lo e impossivel!!

Laiana Jager - 1003

Stephane Soares said...

Esse texto é muito lindo e nos faz refletir bastante porque muitas vezes nem nós mesmo sabemos porque amamos aquele certo alguem e eu acho bem interessante que cada um saiba o porque amamos aquelas pessoas, e que deixemos tudo muito claro pois no amor não se deve existir dúvidas.

Stephane Soares - 1004

Anonymous said...

A permissão ocorre em um nível de aceitação natural, mental ou físico, no qual o ser dá abertura ao outro sem que sejam necessárias quaisquer obrigações ou atitudes demeritórias ou confusas de nenhuma das partes. A liberdade de amar, quando o sentimento preenche de alguma forma a alma e o corpo e não somente por alguns minutos, dias ou meses, mas por muitos anos, quiçá eternamente enquanto dure e mais nas lembranças e memórias.

Vynicius Morais Pontes

1004

Charles Santos ;) . said...

Discordo.
Hoje as pessoas só amam as outras pela aparêcia do bonito ou feio, é isso , a relaidade.

Charles Santos
1002

Julie said...

Pois é ... mas se nosso "amor" fosse perfeito, um prícipe encantado, talvez ele não nos chamaria tanta atenção, acho que não seria aquele com suas qualidades únicas que nos atraem.
Queremos o princípe encantado, mas amamos eles loucamente mesmo com seus defeitos.

Como diz o texto não só o amamos pelas BOAS qualidades.

Bruna said...

O mais legal desse texto é que ele não é melos.
Ele da exemplos reais e explica o assunto tratado usando a razão.

Bruna Thais t: 2002

Anonymous said...

Texto muito bom , conta a pura verdade. Gostei bastante.

Victor 1003

Anonymous said...

Muito bom texto ele dia a pura verdade , explica muito bem sobre o amor (y) =)


Victor 1003

Mayara Coelho said...

Pois é, infelizmente o que nos chama a atenção e tem grande influência sobre nós é a aparência, porém muitos alegam que o que importa é o que está por dentro, o meu caso é esse, mas confesso que uma boa aprência ajuda bastante.

Nome: Mayara Coelho
Turma: 2003

Délis said...

Adorei o vídeo, muito bonito.
Também acho que o mais importante é o que tem por dentro não a beleza.

Délis - 1003

Anonymous said...

Eu amo as pessoas que me aman pois ela me dao segurança e conforto na vida.

Nome: Pedro Paulo de Siqueira Gomes
Nº 30 T: 2004

Anonymous said...

Adorei o texto professora.
Fala a pura verdade de que não amamos uma pessoa só pela sua aparência e esse texto explica muito bem isso.

Rodrigo Fiaux - 1004

Crazy Players Staff Team said...

O mundo ta uma merda mesmo

achar quem você ama ta se tornando uma missão impossível

@TheDuckzilla


Julio Rieger T.: 2001