Friday, August 27, 2010

DANGER ! ! ! !


This is a
serious topic. So I decided to write some of it in portuguese. It concerns your health! Read it!



Relative humidity (UMIDADE RELATIVA DO AR ) is how much vapor there is in the atmosphere.

By the end od winter (inverno) the Relative Humidity is the lowest (a mais baixa) of the year.


Today (hoje) in Rio de Janeiro, the average (media) Relative Humidity is around (por volta de) 14% and 27%.




PROBLEMS CAUSED BY LOW RELATIVE HUMIDITY

PROBLEMAS CAUSADOS PELA BAIXA UMIDADE DO AR


  • Complicações alérgicas e respiratórias devido ao ressecamento de mucosas;
  • Sangramento pelo nariz;
  • Ressecamento da pele;
  • Irritação dos olhos;
  • Eletricidade estática nas pessoas e em equipamentos eletrônicos;
  • Aumento do potencial de incêndios em pastagens e florestas



CARES TO BE TAKEN

CUIDADOS A SEREM TOMADOS


Entre 20 e 30% - Estado de Atenção

  • Evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11 e 15 horas
  • Umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, molhamento de jardins etc.
  • Sempre que possível permanecer em locais protegidos do sol, em áreas vegetadas etc.
  • Consumir água à vontade.


Entre 12 e 20% - Estado de Alerta


(O RJ deveria estar em ALERTA e tomando estas providencias!!!)

  • Suprimir exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10 e 16 horas
  • Evitar aglomerações em ambientes fechados
  • Usar soro fisiológico para olhos e narinas



Abaixo de 12% - Estado de emergência

  • Determinar a interrupção de qualquer atividade ao ar livre entre 10 e 16 horas como aulas de educação física, coleta de lixo, correios, etc.

  • Determinar a suspensão de atividades que exijam aglomerações de pessoas em recintos fechados:: como aulas, cinemas etc entre 10 e 16 horas

  • Durante as tardes, manter com umidade os ambientes internos, principalmente quarto de crianças, hospitais etc.


78 comments:

Anonymous said...

Nossa, eu mesma não fazia ideia dessas recomendações e só sei do mal que a baixa humidade causa porque senti na pele...
Realmente, se tratando de um assunto sério assim
a saúde no Rio de Janeiro devia ser priorizada.
Mas, sabemos que medidas que "pesam" no bolso,
mesmo que seja só na divulgação para alertar a população, só
são consideradas em último caso.


Paloma Guenes, 2003

Elie Menfer said...

Uau! A população toda deveria saber sobre isso e ainda mais os cuidados que se devem ter. Isso é muito grave ainda mais que a umidade do RJ era de 80% e ja fez 30! (Dados ditos nas aulas de geografia haha) E em Brasilia 11%! Isso é realmente muito preocupante.

Larissa Fernandes 1003

Elie Menfer said...
This comment has been removed by the author.
Lúcia Lemos said...

Nossa, realmente isso é incomum... Nunca vi nosso país passar por isso. Acho que as mudanças climáticas estão piorando. Vlw pelas recomendações, professora!

Aí, vc pode colocar também algumas dicas caseiras:
* Colocar basde de água em baixo da cama (essa foi a Caciana da 1004 que me contou)

* Colocar cascas de tangerina ou laranja mergulhadas também num balde de água em locais mais frequentados da casa (mamãe sempre faz isso)

Bjks

Lúcia Lemos 1004

Fred said...
This comment has been removed by the author.
Fred said...
This comment has been removed by the author.
Fred said...

Geralmente, as temperaturas, e coisas do tipo, se repetem de um ano pro outro, ou muda pouco. Mas não lembro do ano passado ter sido tão seco. De qualquer forma, se foi seco, não foi tanto assim.
O jeito é fazer o que mandam, mesmo. Pelo menos, onde moro, o que não falta é vegetação.


Frederico Barbosa Barreto, 2004

Samuel Levy said...

Realmente dá para se sentir na pele toda essa baixa na umidade relativa do ar. Durante tal período, eu que tenho problemas respiratórios, creio que eu tenha estado muito doente cerca de 80% do tempo. (Os outros 20% eu estava doente, mas não muito. Ainda sim doente.)

Samuel Levy - 2003

Anonymous said...

Realmente preocupa, devemos tomar atitudes e bem rápido. Se nós mesmos não nos mobilizarmos, quem irá ? Uma cidade linda como essa não merece um problema como esse !

Renato Mascarenhas T:2004

Flávia Irigon said...

Como eu sofri com isso... Eu já não respiro muito bem, ainda mais com essa umidade baixa.. Isso é uma droga... A garganta fica seca, tem que ficar bebendo água de 5 em 5 minutos... Sem contar a pele que fica seca... Temos que dar um jeito nisso logo!


Flávia Irigon turma: 2004

Anonymous said...

Professora, confesso que fiquei assustada com isso :x
Mas se bem que isso assusta a qualquer um. Cheguei a reparar que qualquer lugar que eu ia, sentia muita vontade de beber água e tal. Mas como no NAVE não temos muito tempo pra ter vida social, ou até mesmo assistir ao noticiário, mas logo quando vi o post, fui pesquisar mais sobre o assunto caí na real em relação à gravidade do problema que pra mim, eram só dias quentes e secos como temos todos os anos.
Agora comecei a alertar geral. rs

E aproveitando o embalo do comentário, queria fazer um elogio às suas postagens. São muito interessantes, muito mesmo! Adorei essa, e de verdade, pensei: "poxa... esse blog da prof, eu nunca teria parado pra pesquisar sobre esse assunto." rs Não é querendo "puxar saco", nem nada. Mas é que realmente, as informações postadas aqui são sempre muito legais para os jovens. Sejam elas, importantes, engraçadas, graves, etc.
Continue nos alertando para essas coisas (: Mas é claro que a gente também não pode relaxar... "Ah, não preciso assistir ao jornal, porque a prof semana que vem vai postar no blog dela" HAHAHA
Que fique bem claro que que não foi isso que eu quis dizer, hein! HAHA


Gabriele Penna
T: 2001

Anonymous said...

Mesmo eu que não tenho nenhum problema como rinite, asma e coisas assim fiquei muito mal, tossindo, espirrando, nariz entupido. Enfim... alguma medida precisa ser tomada e alguma coisa feita, além de colocar toalhas umidecidas e recipientes com água dentro de locais fechados. Bem que nossos "queridos" governantes, já que estamos em época de eleição, poderiam nos ajudar quanto a isso, não é?

Flávia Veloso, 2003.

Anonymous said...

Nossa, não é preciso nem de provas para ter certeza de que isto está realmente acontecendo. Esse ar seco dificulta a nossa respiração e causa problemas no sistema respiratório, atingindo nossa "garganta", nariz e pulmões, principalmente.
É só reparar, até mesmo em sala de aula, como as pessoas estão tossindo mais, estão mais congestionadas e mais indispostas.
É um ABSURDO a falta de atitude por parte dos políticos, uma vez que o que está em jogo é a saúde pública.


Amanda Medeiros - 2003

Anonymous said...

Tudo bem que já tinhamos uma certa base sobre esse assunto de umidade relativa do ar; mas relacionamos, geralmente, essa situação à Brasília. Ver que isso acontece no Rio de Janeiro e de forma tao assustadora, pode preocupar muitas pessoas que estão a par do assunto. Mas e as que não estão? Ficariamos, assim como eu fiquei, sem saber o que está acontecendo com o meio em que vivemos. E o governo, como sempre, não daria informações sobre o assunto. Qual é o medo deles? Lotar os hospitais? Talvez a falta de informação seja exatamente para evitar essas situações e assim, de certo modo, evitando o foco na saúde.


Patricia de Oliveira 1001

Anonymous said...

Terrivel é ver como a midia engana as pessoas e as manipula, preferem divulgar que vamos fazer obras para a copa de 2014 ao invés de falar abertamente.
Estamos enfrentando esse e aquele problema, se protega .
fico me perguntando o que mas eles podem estar escondendo de nós ?
Quando vamos, realmente poder confiar que a midia esta passando algo que realmente é importante para nós, algo que nós vamos realmente precisar? *

Juliane Veloso
Turma: 2002

Anonymous said...

Quando eu li esse post a primeira vez (há um tempinho atrás), eu fiquei com muito medo porque eu sou alérgica a mudança de tempo, mofo, poeira e cheiro fortes... Ou seja, se o tempo piorasse mais ainda, eu estava muito ferrada. Mas antes de eu ler o post, eu senti que o clima estava meio diferente porque minha alergia estava atacando muito. Só espero que o clima volte ao normal, ou pelo menos o governo tome precauções rápido.


Suzane Moura - T.2001

@lgr2k9 said...

Por causa dessa baixa umidade, passei mal, tossi, espirrei, tive sede constante....
Está caótico!

Gedeão abner said...

O pior disso tudo é que a mídia não divulga tal coisa e os políticos estão mais preocupados com a reeleição do que com o próprio povo.

Gedeão Abner (11) - Turma 2001

Anonymous said...

Isso é um absurdo isso !
Eles não dão a mínima pra população, nem avisos nas mídias tem ... Só se preocupam com coisas fúteis, gastam milhões em olimpíadas, propagandas políticas, etc. Mas não investe em hospitais, por isso não avisam nada, deixa o povo morrer sem saber porque.

Iasmin Guedes, nº: 15 , T: 2002.

Gabriel Maciel said...

Que absurdo a atitude dos politicos. Algumas cidades no Brasil chegam a menos de 10% de umidade no ar e nos nem ao menos ficamos sabendo por causa da censura na midia. Ninguem se preocupa com o povo. Com 10% de umidade apenas deve ser quase impossivel respirar e nao param a cidade porque senao perdem dinheiro, alem do interesse na reeleiçao.

Gabriel Maciel
2001

Anonymous said...

Antes de saber dessa notícia na sua aula, eu tinha visto algo sobre a baixa humidade em Brasília, mas não tinha noção da gravidade do problema. Confesso que fiquei com um pouco de medo dessa situação toda, mas acho que já já vai passar, como todas as outras desgraças que já vivemos.



Amanda Cristina T:2001

Anonymous said...

Nossa, isso é realmente sério, fiquei sabendo que São Paulo estava paralisado por conta dessa baixa humidade e não era pra ser diferente aqui no Rio.
Eu realmente sinto esse ressecamento no nariz e na garganta quando faço atividades físicas ao ar livre, mas não sabia que era por causa dessa baixa humidade.
Cuidados serão tomados!


Adryan Santana
T: 2004

Anonymous said...

É o aquecimento global ja esta mostrando suas garras aqui no Brasil, temos que tomar logo as medidas preventivas antes que seja muito tarde.

Bernardo Mattos
2004

Marco Antonio Barcelos said...

Marco Antonio, 26

Turma: 2004

Se eu soubesse disso antes... Pena que veio meio tarde, mas nem tanto. É revoltante ver como as coisas mais importantes nos é escondida por uma simples caixa que emite luzes......

Anonymous said...

É incrível como num país democratico a mídia ainda nos escondem algo tão importante pelo simples fato dessa notícia ser prejudicial aos governantes, e a nossa saúde, como fica?
Absurdo!

xoxo, Lilian / 2004.

Anonymous said...

democrático*
esconde*

Lilian / 2004.

Anonymous said...

Realmente pode ser notado a baixa falta de umidade devido as suas consequências na saúde das pessoas como foi relatado nos noticiários.
É importante que todos tenham o conhecimento de como se previnir para evitar problemas futuros.

Pedro P. F. P. Tavares
T: 2003

Vitor said...

Realmente essa clima de baixa umidade do ar prejudica muito a saúde das pessoas, principalmente as que tem problemas respiratórios, como eu que tenho rinite alérgica e asma, sempre que a umida do ar está baixa eu fico com o nariz entupido muito facilmente e tenho falta de ar quase sempre, é muito ruim uma situação dessas para mim :\

B-boy paulinho said...

É o nosso planeta esta sofrendo diversas mudanças biológicas muitas destas, devido a nossa falta de preservação ao nosso próprio ecossistema, bem ainda da para nós revertermos essa situação como ?, todos já sabem, já estão cansados de ouvir isso,mas só basta dessa vez agir-mos e não ficar-mos parados, eu já to fazendo o maximo que posso pra evitar de poluir o meio ambiente,economizar água e etc. eu já comecei e você ?

Nome:Paulo Afonso Turma:1003

Anonymous said...

os tempos estão mudando veja só o local que mais chove no Brasil, São Paulo esta vivendo agora de baixa humidade, muito estranho isso. Se o homem não se conscientizar as coisas vão se piorar a cada ano como mostra a estatistica de ano em ano

Nome: Pedro Paulo de Siqueira Gomes
Nº 30 T: 2004

Unknown said...

The humidity of the air is a very complicate case, in the brazil exists diferents
locantions, have ones that have low humidity and other that presents high humidity of air,
in brasilia, tocantins, in the center-west the humity is lower than south or north, this
people of center-west must be ill, it`s necessary atencion with the humidity.

Vinícius Teixeira 1003

Unknown said...
This comment has been removed by the author.
Unknown said...

É muito preocupante saber que cada vez está mais baixa a umidade.Tantas vezes as pessoas ouvem para cuidarmos melhor de nosso planeta, mas parece que tudo entra por um ouvido e sai pelo outro. Está ai o resultado e cada vez estão aparecendo mais. Dia-a-dia está se degradando a nossa qualidade de vida por conta dos nossos próprios atos. Eu tenho muitos problemas com essa baixa umidade, por conta de as vezes ter um pouco de falta de ar, e tenho certeza que muitas pessoas sofrem a mesma coisa. Está na hora de conscientizar, não é? Aliás, já passou dessa hora a muito tempo.

Caroline de Lima Rieger-1001

Panz ! said...

Isso é realmente muito preocupante. É notável que cada vez mais e mais problemas surgem no nosso planeta, todos provenientes das nossas ações.
É óbvio que precisamos nos sensibilizar e nos movimentar para tentar combater e entender ao máximo esses problemas que andam acontecendo não só no Brasil, como no mundo. Porém, não adianta nada 1000 pessoas darem um passo pra frente, e 1 000 000 darem dois passos pra trás. Precisamos de uma sensibilização geral, mas parece que as pessoas só vão entender isso quando elas sentirem na própria pele, e aí já vai ser tarde demais.

Nome: Pedro Henrique G Galdino - 26
Turma: 1003

Anonymous said...

Eu não sabia sobre isso apesar de ser de grande importância para minha saúde, e então eu me pergunto quais coisas mais o governo esconde de nós?

Willian Silva de Olveira
Nº39
T:1001

Lucas Souza said...

Na atmosfera existe muita água na forma de vapor, mas mesmo assim a umidade do ar é baixa principalmente no final do inverno e inicio da primavera, o ar fica mais seco no período do dia dentre 10h00min a 17h00min.
As dica que eu tenho são as seguintes:
• A primeira dica é: beba muito liquido, até quando não estiver com sede. Pelo menos, 2 litros por dia!
• Passear com o cachorro, só quando o sol já tiver ido embora. Os bichinhos também sofrem muito com o tempo seco. Certifique-se de que o pote de água está sempre cheio.
• Colocar baldes ou bacias de água no quarto ajuda bastante, especialmente para dormir.
• Nada de dar uma de emo: use roupas leves e claras.
• Não tome banho muito quente, para evitar o ressecamento da pele. E nunca é demais lembrar: banho é de apenas 5 minutos.

Lucas Souza Peterli, n°19
T:1001

Anonymous said...

Este período foi realmente horrível para a população, a baixa umidade faz com que fiquemos com falta de ar constantemente e aumenta das chances de pegarmos um resfriado, eu mesmo fiquei resfriado durante 2 semanas, tossindo e espirrando bastante.Mesmo assim continuei indo para a escola, e nossa escola também é um agravante já que ficamos fechados 10 horas dentro da escola e com a condicionado ligado.É uma vergonha os governadores não tomarem nenhuma providência, e continuarem deixando a população sem saber do que ocorria.
Marcos Vinícius da Costa Palhão
Turma:1004

Caryne Rossler said...

Esse assunto para muitos passa despercebido, mas é de grande importância. A baixa umidade do ar e o calor, são apenas alguns prejuízos que a humanidade obtém,isso é o que tudo indica se nada for feito para amenizar as fortes alterações climáticas que a cada ano se tornam piores e conseqüentemente prejudicial para nós.


Aluna: Caryne Rossler de Matos
Turma: 1001

Anonymous said...

Isso mostra muito bem qual é a prioridade do nosso governo, e evidentemente não e a população.
será que se não estivéssemos em ano eleitoral a posição tomada pelo governo seria a mesma?
Espero que o próximo governo de mas importância a população do que o seu mandato.

Bruna Thais Santos nº 8
Turma: 2002

Anonymous said...

Um caso grave como esse de baixa umidade do ar não é sempre que acontece no nosso estado, por isso poucas pessoas mesmo sentindo os sintomas (como cansaço excessivo ao praticar exercícios, ressecamento dos olhos e narinas), percebem que isso é por conta da baixa umidade.Portanto é mais do que obrigação do governo comunicar a população o problema pelo qual a cidade passa.Ao invés disso a informação é mantida em "segredo", talvez para que tudo continuasse correndo normalmente, já que neste caso não era nem para sairmos de nossas casas.

Bruno Henrique da Silva Travessa
Turma:1004

Unknown said...

Por não ser um acontecimento constante no do Rio, muitas pessoas ficaram muito mal e nem sabiam o motivo. Como eu mesmo fiquei com a garganta seca, e com cansaço. Achei super errado o governo tentar camuflar essa noticia. aindabem que ja passou . O melhor agora e ficar confiante e "cruzar os dedos" para que esse quadro não volte.

Nº 36 T: 2004

Anonymous said...

A população nem imagina como é grave este problema, as consequencias que causam a baixa umidade do ar são terríveis principalmente para as pessoas alergicas como eu , que nesse período sofrem, devido as rinites, faltas de ar e etc.

Raquel Coutinho 1001

Henrique said...

A algumas semanas estávamos em estado de calamidade e, com isso, sofremos muito por algum tempo, não lembro o nº certos de mortos mas sei que houve acidentes pra "dar e vender". O mais impressionante de tudo é que tanto aqui quando em São Paulo (onde esteve em condições alarmantes também) os nossos governos não declaram nenhum estado critico..
Nosso mundo caminha pra baixo!

Henrique Rangel
T:2004

Babi Corrêa said...

Meu deus, eu sabia que o mundo estava começando a dar seus sinais de que o ser humano do tem feito bobagens, mas nao sabia que estava assim tão apavorante. Isso é consequencia de que tudo que esta acontecendo agora, é culpa nossa, e nos que vamos ser os mais prejudicados.

Bárbara corrêa
t.2004

Unknown said...

Já tinha conhecimento disso, pois estive em outro estado que é totalmente seco, assim como o Rio de Janeiro está e senti muita diferença no tempo. Estão tão ligados nas eleições que nem a midia quer saber desse problema, ninguém está ligando para um problema como esse tão grave. E quando piorar a situação, vai acabar como a epidemia de dengue que todo ano é a mesmo coisa... hospitais cheios e muita gente morrendo por falta de atendimento !



Flávia Caroline Turma: 2004

Felipe Moura said...

Po, Acho que os Governantes Deveriam, dar uma pausa nas aulas, pois tem muitas pessoas que sofrem com a baixa umidade, que pode trazer problemas a saude.. Mais Do jeito que tá duvido muito que parem --'

PPL Team Br*/ said...

Sinceramente acho que os Governantes deveriam acabar com a palhaçada dar uma pequena pausa nas aulas como algumas pessoas deram a ideia , tem muitas pessoas que sofrem com a baixa umidade e acabam ficando com a saúde prejudicada.

Nome: Yuri Souza Nascimento
Turma: 2003

The Beast said...

This is really scary and it's the result of man's attitudes. We didn't care about what could happen due all the polluting and destruction that we made and now it is coming with all its power and will affect all of us. The governament should take providences and alert all the people about the cares that they should follow to avoid any kind of problem.If we don't take an attitude soon our world never will be like before.

Name: Alef Rodrigues de Moraes Cruz
Class: 2001

Kennede Junior said...

Realmente é complicado a populçação sofrer diversos problemas. Muitas dessas pessoas estão vinado a publico e reclamar, mas será que essa pessoa para pra pensar que ela pode ser uma das principais causadoras desses diversos problemas? O que o planeta precisa é se conscientizar.

Nome:Kennede C.T. Junior
Turma:1003
Nº: 16

Unknown said...

Deveriam alertar a população do que está acontecendo, é muito grave tudo isso, sem falar nos danos para a saúde que essa falta de umidade no ar nos causa. Literalmente nosso governo é uma porcaria !

Patrícia Soares 1001

Conectados... Deus está conosco!!! said...

Teacher to let people die ...
naum and the government will do anything ...
I watch the people suffered and that education has naum ..
has no information about anything ... and it suffers the consequences ...
q is unfortunate that you hj naum Brazilian politics will change ...

Conectados... Deus está conosco!!! said...

Teacher to let people die ...
naum and the government will do anything ...
I watch the people suffered and that education has naum ..
has no information about anything ... and it suffers the consequences ...
q is unfortunate that you hj naum Brazilian politics will change ...

Jean Quirino 1003

Iamara Gonçalves said...

Ah, bem que eu estava sentindo minha garganta e narinas secas nesses dias, não era a toa. Haha
Incrível né, no nosso estado realmente, haja o que houver o estado não pode parar.
Nem mesmo um simples alerta a população dizendo para tomar mais líquido e evitar exercício físicos, o que não seria nada demais, foi dado.

Iamara Gonçalves, 1001

Unknown said...
This comment has been removed by the author.
Unknown said...

Concerteza esses problemas são muito sérios. Nós deveriámos ser comunicados pelo governo, mais como eles não querem saber de nada, deixam isso pra lá e que se dane a população, acho isso uma falta de respeito. Sem falar que a os danos sofridos a saúde são horriveis né.
Laissa Menezes T: 1004

Sabrina said...

Concordo com a Laissa, nós a população devíamos ter sido avisados sobre essa situação por qual o Rio passou durante um certo período. Se eles tivessem pelo menos avisado a população durante esse período, talvez o número de pessoas em hospitais sofrendo pelo mal causado pela baixa umidade do ar fosse menor

Anonymous said...

Nossa nunca tinha visto o ar tão seco assim, a umidade estava realmente muito baixa. Essas coisas com o clima estão cada vez pior isso e muito serio , muitas pessoas com problema de respiração podem ser prejudicadas o melhor e seguir as recomendações e espera a chuva.

Victor Pacheco

turma: 1003

LUCAS MATHIAS said...

A verdade e que nos encontramos em uma situação muito complicada, e a umidade do ar esta bem baixa, e o problemas causados por isso são bem greves e alarmantes, porem também devemos ter a total noção que também temos culpa nisso. E também acho que isso deveria ser mais exposto a população principalmente as medidas de prevenção as doenças causadas por esse problema.

Lucas Mathias
19
1003

Ingrid Rodrigues said...

O homem destrói o mundo e consequentemente, o mundo destrói o homem. Toda ação tem sua reação. :D

Ingrid Rodrigues,
turma 2003.

Ingrid Rodrigues said...

O homem destrói o mundo e consequentemente, o mundo destrói o homem. Toda ação tem sua reação. :D

Ingrid Rodrigues,
turma 2003.

Mayara Coelho da turma 2003 said...

Nossa, isso é realmente preocupante. E infelizmente a emprensa não divulga o que é importante e apenas amenizam e nos informam do que é de seu próprio interesse e do governo.

Mayara Coelho
Turma: 2003

caroll said...

Isso é um caso realmente serio.
A porcentagem esta muito baixa, e pessoas com doenças são as que mais estão sofrendo.
Não me arrisco a nem dar nenhuma sugestão a esse assunto porque não sei muito bem o que causa, nem o que pode ajudar, a não ser aconselhar as pessoas a tomar precauções contra essas series de coisas que podem acontecer.


Carolline Marinho 2003

Julie said...

Essa situação, realmente é um problema.
Muitas pessoas estão morrendo com isso e esse problema só tende (no momento) a piorar, infelizmente.

Anonymous said...

Thiago Ferreira
1004
Esse tipo de assunto deveria ir parar na tv e nos jornais, algo tão alarmante quanto a EPIDEMIA DE DENQUE que ocorreu algum tempo.
mas isso não por que?
porque é ano de eleição!!!
esses politicos corrup´tos não querem algo "negativo" desses nas mãos do povo para não atrapalhar as suas campanhas para se eleger.

Anonymous said...

Thiago Ferreira
1004
Esse tipo de assunto deveria ir parar na tv e nos jornais, algo tão alarmante quanto a EPIDEMIA DE DENQUE que ocorreu algum tempo.
mas isso não por que?
porque é ano de eleição!!!
esses politicos corrup´tos não querem algo "negativo" desses nas mãos do povo para não atrapalhar as suas campanhas para se eleger.

Anonymous said...

Thiago Ferreira
1004
Esse tipo de assunto deveria ir parar na tv e nos jornais, algo tão alarmante quanto a EPIDEMIA DE DENQUE que ocorreu algum tempo.
mas isso não por que?
porque é ano de eleição!!!
esses politicos corrup´tos não querem algo "negativo" desses nas mãos do povo para não atrapalhar as suas campanhas para se eleger.

Anonymous said...

É impressionante como esse tipo de coisa não é anunciado em TODOS os jornais, televisão e diversas mídias...
são dados preocupantes que todos devem ter muita consciencia disso.

Lucas Guimarães
Turma:2002

Anonymous said...

É impressionante como esse tipo de coisa não é anunciado em TODOS os jornais, televisão e diversas mídias...
são dados preocupantes que todos devem ter muita consciencia disso.

Lucas Guimarães
Turma:2002

LG said...

Quando no Rio tava assim eu estava com o meu nariz sangrando...foi maneiroo! Não é sério, o Rio de Janeiro como uma metrópole grande tem seus prós e tem seus contras. Esse Pouca umidade do ar é uma exceção, que ocorre raramente, mas que traz esses prejuízos, como aconteceu comigo do nariz sangrando!

Luiz Gustavo 2002

Anonymous said...

A população morrendo em hospitais e ninguém avisa nada. Nesta ora que me pergunto se a mídia é tão controlada assim a ponto de nem mencionar nada.

Danilo Miranda Nascimento. 2003

Anonymous said...

Realmente,dessa eu não sabia... é mais uma preocupação que devemos ter na àrea de concientização ambiental!!

Renato Mascarenhas T:2004 N:31

Unknown said...

Eu não estava ciente da gravidade desse problema, o governo realmente nã faz nada! Espero que como esse ano tem eleição, as coisas mudem!

Victor Pimentel t:2004

Anonymous said...

Quem dera as autoridades se importarem de verdade com a população. Essa é uma notícia que deveria ser passada à todo o estado, junto a medidas para resolver isso.

Caroline Lira - 2004

Leandro Barbosa said...

Eu realmente não sabia que a situação estava nesse risco.
Sabia que estava acontecendo esse problema, mais não tinha ideia dos riscos que poderia provocar..
Depois que soube dos riscos que poderiam provocar, comecei a beber BASTANTE água, pois minha boca ficava seca muito rapido.. Fiquei preocupado, mais graças a deus, o nível de umidade já aumentou, e finalmente está voltando ao normal..

Leandro Barbosa Turma: 1001

diego fagner said...

Sabia que a baixa umidade do ar provocava muitos problemas como por exemplo as complicações alérgicas e respiratórias, mas não sabia que causava problemas tão graves como sangramento pelo nariz e Eletricidade estática nas pessoas.
É sempre bom saber disso, agora sempre quando for ligar o ar condicionado do meu quarto vou colocar uma vasilha de água para o ar não ficar tão seco.
Diego Fagner Terra de Araújo.
T:1003. N:37.

Anonymous said...

OMG !! É muito ruim mesmo quando a humidade está baixa. Eu fazia coisas como colocar a toalha molhada no quarto e nem sabia que era bom . Mas devemos sempre estar de olho e se informar sobre coisas que nós possamos fazer para melhorar.
Beijoss

Gabriela Bueno /1004

Anonymous said...

Por não saber que deveríamos estar em estado de emergência, não respeitamos as providências que deveriam ser tomadas, e fizemos tudo que não deveríamos fazer.Por isso, fui vítima de um dos problemas causados pela baixa umidade do ar: o sangramento pelo nariz, que me encomodou por toda um semana toda o que nunca havia acontecido.
André Seabra Rabello Alves
T:2002

Anonymous said...

O engraçado é que estamos em época de eleição e não há nem uma preocupação com a população. Segundo as consequências disso é extremamente importante tomar os devidos cuidados, ou pelo menos a maioria deles ao sair de casa, Já que não há outro jeito mesmo.

Vynicius Morais 1004