Monday, July 12, 2010

A falsa ciência que criminaliza o videogame - Superinteressante


Os dados mostram que jogos não causam violência juvenil. E conclusões contrárias só vêm de estudos ruins

por Christopher J. Ferguson*

Em países como EUA e Coreia do Sul, os esforços para regulamentar videogames voltaram. O argumento: games contribuiriam para o comportamento agressivo de jovens. Esses esforços podem ser bem-intencionados. Mas estão baseados em pesquisas realizadas com falhas básicas.

Se ouvem falar de estudos que ligam games a agressividade, muitos pais devem imaginar seus filhos batendo nos outros por aí. Eles não sabem que agressões físicas raramente são analisadas em pesquisas científicas. Nos estudos, o comportamento é testado com atividades como estourar balões ou preencher letras que faltam em palavras (pra ver em que os participantes estão pensando).

Além disso, algumas pesquisas são direcionadas. Um dos estudos de referência na área foi publicado em 2000 por professores da Iowa State University e do Lenoir Rhyne College, nos EUA. Nele, jovens ouviam um barulho - detonado por outro competidor - quando perdiam em um jogo. Quatro métodos foram usados para descobrir se os participantes se irritavam com aquilo. Só em um desses métodos a irritação apareceu. Mas os pesquisadores se concentraram nele, porque se aplicava à tese do estudo. E ignoraram o resultado negativo dos outros 3.

Quando usadas medidas válidas de agressão, e considerada a influência de família e comunidade nos jovens, o efeito dos games não se comprova. E, mesmo que ignorássemos as falhas das pesquisas, os resultados encontrados são irrelevantes. Os estudos indicam que games causam aumento de entre 0 e 2,5% no nível de agressividade. É pouco. Ou seja, no debate sobre violência, um lado defende que o efeito dos jogos é nenhum, e o outro defende que é quase nenhum. Ainda assim, pesquisadores difundem a ideia de que gamesgeram o mesmo risco para a sociedade que ameaças de saúde pública, como o cigarro. (Veja no quadro abaixo.)

Nas últimas décadas, a popularidade dos games disparou em países como EUA e Japão. Já as taxas de violência juvenil caíram. Precisamos nos concentrar em outros fatores se quisermos acabar com a violência entre jovens, comoviolência familiar e pobreza. Esses, sim, são ameaças à sociedade.


* Christopher J. Ferguson é doutor em psicologia clínica e professor de ciências aplicadas e comportamentais da Texas A&M International University.
Os artigos aqui publicados não representam necessariamente a opinião da SUPER.







DAQUI -> Superinteressante

16 comments:

@lgr2k9 said...

muito interessante, reflete bem a influencia dos videogames na vida do estudante, uma coisa que hoje em dia é muito estereotipada!

@lgr2k9 said...

muito interessante, reflete bem a influencia dos videogames na vida do estudante, uma coisa que hoje em dia é muito estereotipada!

Patricia said...

Acho que esse estudo que foi feito ( e obviamente contestado), foi feito "às cegas", pois eles viam apenas o que queriam, tentando enxergar um ponto negativo no fato de jovens jogarem videogame.
E também acho que comparar um videogame ao mesmo risco do cigarro uma coisa sem pé nem cabeça. O fato do jogo poder influenciar tem uma probabilidade tão baixa que não poderia ser comparada aos riscos de um cigarro.
Tentar achar algum problema relacionando os jogos a violência é não querer enxergar a sociedade em si, tentando arrumar desculpas.

Patricia de Oliveira

Unknown said...

na minha opnião jogos não são tão influntes assim, a ponto de tornar uma pessoa mais agressiva ou menos agressiva, eu acho que isso vai da criação da pessoa..

Rebeca Cavalcante - 1001

Lúcia Lemos said...

Sabe, isso me lembrou uma matéria na revista anime>do que discutia a influência "violenta" de animes em crianças. Acho que essa matéria mostra claramente as falhas das pequisas e, como disse o escritor da matéria, parece que todos tentam "empurrar" a culpa da agressividade das crianças nesses tipos de mídias - cuja a maioria nem tem muita ligação com a realidade. Pra mim, estão é tentando arrumar desculpas, deviam mesmo era estar buscando soluções para esse tipo de problema.

Lúcia Lemos said...

Sabe, isso me lembrou uma matéria na revista anime>do que discutia a influência "violenta" de animes em crianças. Acho que essa matéria mostra claramente as falhas das pequisas e, como disse o escritor da matéria, parece que todos tentam "empurrar" a culpa da agressividade das crianças nesses tipos de mídias - cuja a maioria nem tem muita ligação com a realidade. Pra mim, estão é tentando arrumar desculpas, deviam mesmo era estar buscando soluções para esse tipo de problema.

Fred said...

Na minha opinião, existem jogos que ajudam as pessoas a exercitarem suas mentes, de forma que elas "trabalhem" mais, mas não acho que possa tornar uma pessoa mais violenta (só em alguns casos isolados). Eu por exemplo, gosto muito de jogar GTA, um jogo muito violento, e sou bastante calmo.

Frederico Barbosa Barreto, n° 16, t. 2004

Leandro Barbosa said...

Sabe, eu nunca acreditei nesse papo de "aaai, aquele jogo é violento, o menino que tá jogando ele, vai fazer a mesma coisa do jogo"
Eu nunca fui assim, nunca acabei de jogar um jogo, e logo depois fui fazer o que o jogo fazia.. Como exemplo do Frederico, sempre jogo GTA, e não é por causa do GTA, que vou sair por aí atropelando e matando todo mundo.
Botar a culpa de todos os problemas violentos em um jogo é fácil demais.
Os jogos estimulam a mente da pessoa, melhoram os reflexos, porém como tudo que é bom, tem que ser consumido com moderação.

Leandro Barbosa Turma: 1001

Anonymous said...

Jogos não têm haver com aumento de violência de quem os joga, porque sabemos que não é nada real.

Willian silva de oliveira
T:1001

Nathany Mello said...
This comment has been removed by the author.
Nathany Mello said...

Acho que no caso dessas pesquisas eles só prestaram atenção no que eles queriam e não viram que em muitos casos a violência por games não acontece. Eu particulamente não gosto de video games, acho que alguns realmente são meio violentos tipo o CS, mas não é por isso que as pessoas que jogam vão sair por ai com uma arma matando todo mundo achando que o jogo e a vida real são a mesma coisa.E tem muito jogos que podem ser usados para aprentizado Tipo jogos sérios, que são jogos usados para passar para as pessoas os problemas do mundo.

Nathany Mello Turma: 2001

Anonymous said...

Até que fim alguém se conscientizou sobre isso! Quando eu ouvia falar que games geravam comportamento agressivo nas pessoas, eu achava simplesmente ridículo. Se eles querem mesmo diminuir a violência, que comecem por coisas que realmente importa como uma boa educação para todos ou até a diminuir o índice de pobreza, isso sim seria mais inteligente.

Suzane Moura - T. 2001

Lucas Souza said...

Interessante, isso nos faz analisar que alguns jogos influenciam sim o aumento de violência, mas também vai da criação da pessoa.

Lucas Souza Peterli
T: 1001

Crazy Players Staff Team said...

Os games nao acho que aumentem a violencia e sim as pessoas que "viajam" com o que os games fazem e cometem atrorcidades (se é assim q se escreve eheuhe)


Julio Rieger

T.: 2001

Crazy Players Staff Team said...

Os games nao acho que aumentem a violencia e sim as pessoas que "viajam" com o que os games fazem e cometem atrorcidades (se é assim q se escreve eheuhe)


Julio Rieger

T.: 2001

Anonymous said...

Os games são uma ótima atividade até certo limite, pois desenvolvem o raciocínio, a lógica, a coordenação. Porem em EXCESSO causar danos a consciência e a própria pessoa em geral.

Vynicius Morais 1004